1. A chegada à Lua é uma montagem televisiva da NASA

As versões são quase infinitas. Contam que o escritor de ficção científica Arthur C. Clarke foi o roteirista da história ou que o director de cinema Stanley Kubrick dirigiu o filme da alunissagem, rodada em estúdios montados em Londres. No genial documentário francês Operação Lua, o diretor William Karel levanta diversas hipóteses e faz uma mistura de factos reais e falsos num exercício de estilo que visa desestabilizar a história. Nos anos setenta 30% das pessoas cria nesta teoria. Hoje só 6%.
 

2. O Governo dos Estados Unidos estava por trás do 11-S

A teoria diz que foi um auto-atentado do governo de George W. Bush, para criar a desculpa de lançar uma guerra contra o terrorismo. O documentário Loose Change, criado por três rapazes entre 22 e 26 anos e com milhões de visualizações na net, converteu-se na máxima expressão desta conspiração orquestada pelas autoridades americanas, que ordenaram dinamitar as Torres Gêmeas. Esta teoria ainda diz que nenhum avião se espatifou contra o edifício do Pentágono. Foram mísseis amigos.

3. A Princesa Diana foi assassinada

Também tem variantes. A mais popular é que os serviços secretos britânicos (MI6) planearam o assassinato para impedir uma crise na monarquia, já que Diana planeava casar com Dodi Alfayed, o filho de um magnata egípcio. Precisamente no site de Alfayed há um capítulo inteiro alentando esta teoria.

4. Os judeus controlam Wall Street e Hollywood

O mundo nas avaras mãos dos judeus, um clássico desde a Idade Média, justificativa das atrocidades nazis e com actualizações permanentes. A última, que planearam o ataque às Torres Gêmeas como prova o facto de que nenhum judeu morreu no desastre.

5. A Cientologia domina Hollywood

Cientologia é uma seita baseada na crença de que uma pessoa é um ser espiritual imortal, dotado de mente e corpo, ambos basicamente bons, que buscam a sobrevivência. A lista de celebridades que abraçaram esta religião, encabeçada pelo ator Tom Cruise, criou o modismo e a teoria.

6. Paul McCartney está morto

O cantor dos Beatles teria morrido em 1966 quando seu Aston Martin foi arrastado por um camião.
Devido ao grande sucesso Brian Epstein teria encontrado um sósia para substituir Paul. 

7. A SIDA foi criada pelo homem

O vírus foi fabricado num laboratório dentro de um plano genocida para exterminar à população homossexual. O Exército norte-americano, a CIA ou cientistas russos teriam ordenado a sua fabricação.

8. O assassinato do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy

Existem várias teorias sobre o assassinato e a cada dia surge uma nova. Muitas destas teorias propõe uma conspiração na qual envolveria organizações tais como Sistema de Reserva Federal, a CIA, a KGB, a Máfia, etc.

9. Uma raça de lagartos aliens mutantes domina a Terra

Você já ouviu falar dos reptilianos? São grandes lagartos aliens mutantes responsáveis por todos os males da terra. A Família Real britânica ou George W. Bush estão entre eles. Dizem que esta teoria surgiu depois da criação e sucesso da série V: A Batalha Final.

10. Os iluminatis dominam o mundo

A seita ocultista fundada pelo jesuita judeu alemão Adam Weishaupt no século XVIII planeou acabar com todas as religiões e todos os governos. Pouco a pouco, os iluminati têm-se infiltrado em todos os âmbitos de poder, em governos, nas lojas maçônicas, e foram protagonistas dos grandes factos históricos, como a independência dos Estados Unidos ou a criação do comunismo.