Loading...

terça-feira, maio 28, 2019

author photo

O Facebook é a maior e a mais popular rede social que existe. Cerca de 2 biliões de pessoas utilizam a plataforma regularmente para partilhar histórias, expressas opiniões ou falar com os amigos. Agora, um novo estudo conduzido na Brigham Young University (BYU) veio constatar que existem quatro tipos de utilizadores do Facebook.

O estudo chama-se “I ♥ FB: A Q-Methodology Analysis of Why People ‘Like’ Facebook” e nele, a equipa de investigadores compilou uma lista de 48 frases a explicar o porquê de as pessoas usarem Facebook. Depois, pediram aos participantes do estudo que escolhessem as frases que mais se adequavam a si quanto à sua atividade na rede social…

Os 4 tipos de utilizadores do Facebook

Eis então os 4 tipos de utilizadores do Facebook:

1. Selfies

Este grupo vê o Facebook como um local de auto-promoção. Eles gostam de publicar fotografias, vídeos e actualizações de estado com o intuito de ganharem atenção e de terem ‘likes’ e comentários. De acordo com o estudo, os Selfies usam o Facebook para projetarem uma imagem sua, quer esta seja ou não verosímil.

2. Reforçadores de laços

Este tipo de utilizador costuma usar o Facebook para reforçar os relacionamentos que têm com as pessoas que conhecem, seja família, sejam os amigos mais próximos. A rede social serve quase que como uma “extensão” da vida real, portanto.

3. Informadores

Este tipo de utilizador é diferente: existe um espaçamento enorme entre a sua vida real e a sua vida virtual. Eles estão pouco informados em partilhar informação pessoal e estão mais interessados em dar a conhecer informações importantes, sendo que muitas vezes partilham estados e anunciam eventos. São verdadeiros informadores.

4. Mirones

Tal como o tipo de utilizador falado anteriormente, estes também sentem alguma responsabilidade por estarem no Facebook só que, neste caso, é a de saberem o que andam as outras pessoas a fazer. Este tipo de pessoas está constantemente atenta ao que os outros fazem, aos seus gostos, às suas partilhas e até às suas mudanças de relacionamento…

Em qual te encaixas mais?

Loading...
Artigo Seguinte Next Post
Artigo anterior Previous Post
Loading...
Loading...